Resumo |
A semiótica proposta por A. J. Greimas e colaboradores, embora atualmente pouco se dedique a tipologias dos discursos, já se ocupou do tópico teórico em seus desenvolvimentos. Desse modo, buscando possibilidades de tratamento do tema, nossa comunicação segue, basicamente, por dois caminhos: (1) apresentar, em linhas gerais, algumas das soluções semióticas para tipologias dos discursos; (2) encaminhar uma proposta de tipologia discursiva.
Pretende-se recapitular, pelo menos, duas propostas semióticas de tipologia dos discursos. A primeira proposta, de Cidmar Teodoro Pais, embora parta da convenção sociossemiótica de distinguir os discursos por meio de temas os discursos classificados em religioso, político, científico, filosófico, jurídico, publicitário, literário, etc. , sugere que, em um nível mais geral e abstrato do percurso gerativo do sentido, tal distinção possa ser descrita por meio de arranjos modais, baseados nas modalidades do /fazer/, /querer/, /dever/, /saber/, /crer/ e /poder/ e suas articulações na sintaxe modal. A segunda proposta, investindo na tipologia dos discursos baseada em articulações temáticas, encontra-se na análise de Greimas a respeito do discurso científico, descrito em seus níveis temáticos fundador, operacional e veridictório; ou na análise de Landowski do discurso jurídico, descrito em seus níveis temáticos referencial e legislativo.
Por fim, por meio do texto A sistemática das isotopias, de F. Rastier, encaminha-se uma proposta de tipologia dos discursos, também baseada em articulações temáticas, sem insistir, porém, em classificações oriundas de valores sociossemióticos, como são as tipologias anteriores, que remetem a termos como discurso científico, jurídico, político, etc. De acordo com Rastier, a partir da análise das relações entre temas e figuras na semântica discursiva do poema Salut, de Mallarmé, abre-se a possibilidade da verificação de três tipos de percursos temáticos: prático, mítico e metalinguístico; com base nas articulações semióticas desses três percursos, acredita-se que se abre, também, a possibilidade de traçar um tipologia dos discursos.
|