Resumo |
Este trabalho investiga a denotação dos nomes nus no PB. Em particular, serão comparadas as denotações do nome nu do PB com as do nome nu do chinês quando modificados por um numeral.
Assumindo um domínio atômico representado por singularidades e pluralidades, Rullmann e You (2003) defendem que o nome nu sem número em chinês denota um conjunto de singulares e pluralidades e que o plural nu denota um conjunto de pluralidades. Segundo os autores, enquanto algumas línguas com nome nu sem número requerem o uso de classificadores quando o nome é modificado por um numeral, outras não requerem. Desse modo, os autores observam que o chinês requer o uso de classificadores quando o nome é modificado por um numeral.
O objetivo deste trabalho é investigar se o nome no PB quando modificado por um numeral requer uso de classificadores. A hipótese que defendemos é a de que o uso de classificadores diante de numerais é uma propriedade que o nome nu sem número do chinês divide com o do PB. Uma evidência é o fato de o singular no PB indicar um conjunto de singularidades (MÜLLER, 2001) que nem sempre são claras. Na sentença em (1), por exemplo, um tomate denota necessariamente unidade de tomate. Na sentença em (2), por outro lado, um tomate denota tipo de tomate ou unidade de tomate. Enquanto que na sentença em (3), um tomate denota necessariamente tipo de tomate. Esse comportamento de um tomate em (1), (2) e (3) mostra que os nomes no PB, antes de serem modificados por um numeral, sofrem operação de classificação e depois de número.
(1) João comeu um tomate no almoço.
João comeu uma unidade de tomate no almoço.
(2) Este molho foi feito com um tomate especial
Este molho foi feito com um tipo de tomate especial.
Este molho foi feito com uma unidade de tomate especial.
(3) Esta pizzaria trabalha com um tomate especial.
Esta pizzaria trabalha com um tipo de tomate especial.
Esse comportamento, permite que o PB seja uma língua que quando os nomes são modificados para número a morfologia de número seja opcional.
(4) João comeu dois tomate(s) no almoço.
Assim, diante dos dados, concluímos que o PB é uma língua que possui nome nu sem número, classificadores e morfologia de número e que, em línguas desse tipo, a marcação de número em nomes modificados por numeral é opcional.
|