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Programação do 62º seminário do GEL


62º SEMINáRIO DO GEL - 2014
Título: Jogos digitais e letramento literário pela ferramenta Scratch
Autor(es): Samuel Ronobo Soares. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 25/02/2024
Palavra-chave letramento literário, letramento literário, jogos e narrativas digitais
Resumo

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver e investigar práticas de letramento em jogos virtuais/narrativas digitais a partir de textos literários, utilizando a ferramenta Stratch, a qual foi desenvolvida pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Trata-se de uma linguagem gráfica de programação que possibilita a criação de histórias, animações, simulações, jogos e músicas. Além disso, também é uma comunidade online, na qual os participantes podem compartilhar suas criações e disponibilizá-las na Web. É possível, a partir dessa ferramenta, misturar diferentes tipos de mídias como, por exemplo, gráficos, fotos, músicas, sons e outros, formando, assim, pequenas narrativas e jogos interativos e colaborativos. A pesquisa, financiada pelo Instituto Federal do Paraná, foi programada em três etapas de desenvolvimento: 1) realizar um rastreamento dos livros de literatura mais utilizados pelos professores da rede municipal de educação do município de Umuarama/PR; 2) a produção de narrativas/jogos digitais a partir desses livros, a fim de promover eventos de letramento literário; e 3) aplicação de um questionário para os professores e para alunos da rede, para que se possa verificar como esses eventos de letramento literário contribuem para o aprendizado das técnicas narrativas empregadas no jogo. O programa será aplicado em duas escolas municipais de Umuarama/PR, do último ano da educação básica e seus respectivos professores. O trabalho se pauta nos conceitos de Barton (1994) o qual discute o termo letramento como atividade social e o descreve em termos de práticas e eventos de letramento, além de outros estudos desenvolvidos no campo dos letramentos e tecnologias digitais. A pesquisa está em fase inicial, e como hipóteses de investigação espera-se que esses eventos de letramento literário possam contribuir para o aprendizado das narrativas e para que os alunos consigam estabelecer as relações necessárias entre o que ocorre no texto escrito e no digital. Outro ponto de destaque desta pesquisa será verificar a possibilidade de os alunos produzirem as próprias narrativas digitais, transformando esses eventos em práticas de letramento literário. A questão da interação também será um ponto a ser analisada por este trabalho, já que as histórias criadas pelos alunos estarão disponíveis na rede, possibilitando um meio de interação, interferência, colaboração ou modificação das histórias criadas, promovendo mais eventos e mais práticas de letramentos no meio digital.