logo

Programação do 62º seminário do GEL


62º SEMINáRIO DO GEL - 2014
Título: Peculiaridades do exercício da função autor em redes sociais: uma análise discursiva das “mensagens compartilhadas” atribuídas a Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector no Facebook
Autor(es): Pâmela da Silva Rosin, Luzmara Curcino Ferreira. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 05/03/2024
Palavra-chave Enunciados Destacados, Enunciados Destacados, História Cultural da Leitura
Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva dar continuidade às reflexões iniciadas durante a graduação no quadro de nossa pesquisa de Iniciação Científica1 e de nosso Trabalho de Conclusão de Curso2, quando nos ocupamos da análise discursiva de um tipo de texto relativamente novo, a saber, das “mensagens compartilhadas” que circulam em redes sociais como o Facebook. Dedicamo-nos ao levantamento e análise das mensagens compartilhadas cujos textos verbais que as compõem são atribuídos aos autores Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector. Neste projeto de mestrado, propomo-nos a ampliar nossa análise das estratégias de escrita de que se valem os leitores/autores dessas mensagens, em especial focalizando as formas peculiares de exercício da função autor na construção e recepção desse “gênero”. Para tanto buscaremos indícios diretos ou indiretos da projeção de autoria inscritos na materialidade desses textos, por meio de algumas estratégias de escrita empregadas em sua produção, assim como por meio de comentários dos leitores a esse respeito. Buscaremos compreender, portanto, as estratégias linguístico-discursivas empregadas na construção desses enunciados “destacados” dos textos de origem ou formulados especificamente para circularem como mensagens compartilhadas e que são postadas por usuários de redes sociais em seus próprios perfis ou murais de amigos através do compartilhamento de páginas especializadas, de modo a homenagear os autores e a construir sua identidade como leitores. Além da análise das formas de composição dessas mensagens, levantaremos os comentários dos membros da página em que manifestam seus posicionamentos e questionamentos quanto às atribuições de autoria, à autenticidade dos textos e à qualidade dos mesmos, o que nos fornecerá uma série de representações discursivas acerca do exercício da autoria, tal como ela é concebida e validada socioculturalmente na atualidade. Para nossa pesquisa, mobilizaremos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, em especial nos trabalhos de Michel Foucault acerca da “função autor”, juntamente com alguns princípios e conceitos da História Cultural da leitura e das permanências e mutações por que passam nossas práticas de leitura na atualidade de modo a levantarmos alguns indícios desse novo leitor/autor que emerge com as novas tecnologias digitais.

1 Práticas de escrita e de leitura na rede: uma análise das “mensagens compartilhadas” e dos procedimentos de sua formulação e circulação linguístico – discursivas (CNPq/PIBIC/UFSCar N.138935/2012-2).

2 “Eu não disse isso”: uma análise do funcionamento da autoria nas mensagens compartilhadas de Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector no Facebook.