62º SEMINáRIO DO GEL - 2014 | |
---|---|
Título: | Fotografia, desenho e palavra: estudo sobre multimodalidade e progressão referencial em “O fotógrafo – uma história no Afeganistão” |
Autor(es): | Denise de Paula S Ferreira. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 23/11/2024 |
Palavra-chave | multimodalidade, multimodalidade, quadrinhos |
Resumo |
A pesquisa em questão tem como objetivo o estudo do
fenômeno textual da referenciação no primeiro volume da história em quadrinhos O fotógrafo – Uma história no Afeganistão, de Didier Lefèvre, Emmanuel
Guibert, Frédéric Lemercier. Esta obra francesa é composta por elementos
verbais e visuais, sendo assim classificada como um texto multimodal, e conta a
história de um fotógrafo da equipe dos Médicos sem fronteiras que viajava até os lugares atingidos por guerras no
oriente médio para prestar suporte as familias que necessitavam de ajuda. Entende-se que os textos
multimodais são aqueles que possuem em sua composição elementos de modalidades
diferentes, ou seja, o texto não será apenas uma sequência de palavras, mas,
sim, um conjunto de verbais e visuais que irá propor possibilidades de sentidos.
Supõe-se que o fenômeno de referenciação pode ocorrer nesse tipo de texto, pois
o objeto de discurso é inserido, retomado/recategorizado e desativado também na
esfera visual; dessa forma este estudo insere-se no escopo da Linguística
Textual e tenta ultrapassar as fronteiras da concepção de texto como forma
exclusivamente verbal, incluindo as outras semioses que o compõem, levando em
consideração que tal arcabouço teórico seja válido também para produções
multimodais, caso das histórias em quadrinhos. Um desafio que a obra em análise
apresenta é a modalidade visual da sua composição, que pode ser composta tanto
por figuras desenhadas quanto fotografadas, fazendo com que a articulação do
referente aconteça tanto na modalidade verbal quanto na modalidade visual –
desenho/foto – para a composição da narrativa. Entende-se que, para uma melhor
análise das histórias em quadrinhos, é necessário um olhar para além do texto
verbal, ou seja, analisar o todo verbovisual e perceber como o fenômeno
referencial acontece entre as diferentes modalidades da composição narrativa,
ou seja, abordar o texto verbal e o visual como sendo um só objeto de estudo ao
invés de analisá-los separadamente. Assim podemos entender quais os aparatos
necessários para a leitura de um texto verbovisuaul, ou multimodal. |