62º SEMINáRIO DO GEL - 2014 | |
---|---|
Título: | A construção de modelos situacionais em animes: uma análise de "Os cavaleiros do Zodíaco" |
Autor(es): | Túlio de Santana Batista. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 23/11/2024 |
Palavra-chave | Linguística ]Cognitiva, Linguística ]Cognitiva, Anime |
Resumo |
Na vida cotidiana, normalmente somos conscientes da nossa localização no espaço e no tempo. Também somos cientes dos nossos objetivos, das pessoas em nosso meio ambiente e de seus objetivos e emoções. Ao tomarmos contato com textos ficcionais, normalmente percebemos que estamos no meio da história e ansiosamente criamos expectativas sobre o que vai acontecer em seguida. Indiretamente vivenciamos a história que está sendo lida, sentindo-nos felizes, preocupados ou tristes. Neste trabalho, pretendemos verificar como pistas linguísticas e não verbais acionam centros dêiticos nos episódios “A sala das Arvores Torres Gemias e A Morte do Shaka”, do anime Cavaleiros do Zodíaco, Saga de Hades. Para isso, utilizaremos a noção de Modelos Situacional, de Zwaan (1999). De acordo com este constructo teórico, o processo deconstrução de sentido a partir de narrativas, ou de qualquer texto, envolve mais do que apenas elaborar uma representação mental do texto em si. A construção de sentido, nessa perspectiva, é, antes de tudo, a elaboraçãode cenários, com seus participantes e objetivos, e momentos, a partir de pistas linguísticas. Nesse sentido, tais modelos de situação não são representações de palavras, sintagmas, orações, frases e parágrafos. Essa perspectiva prevê que leitores sejam influenciados pela natureza da situação que é descrita no texto, e não meramente pela estrutura do texto em si. Assim, quando nos colocamos em uma situação, temos certo ponto "de vista" espacial, temporal e psicológico a partir do qual indiretamente experimentamos os eventos. Essa perspectiva adotada pelo leitor/ouvinte tem sido chamada de centro dêitico, e a mudança de perspectiva, de mudança dêitica. De forma mais precisa, analisaremos a construção de espaço, tempo, personagens e seus respectivos objetivos. Quanto ao espaço, pretendemos focalizar os aspectos relevantes dos ambientes. Acreditamos que, quando o leitor/ouvinte tem amplo conhecimento da distribuição espacial do cenário da história, atualizasuas imagens mentais de acordo com a localização eobjetivos das personagens. Quanto ao tempo, pretendemos mostrar que os acontecimentos são narrados em ordem cronológica, uma vez que experimentamos os eventos na vida cotidiana dessa forma. No entanto, na vida real, os eventos estão encadeados perfeitamente um após o outro e nas narrativas podehaver descontinuidades temporais, omitindo-se eventos que não são tão relevantes para a trama. Quanto aos objetivos, acreditamos que somos capazes de prever as ações futuras das pessoas, inferindo seus objetivos. Nesse sentido, à medida que interagimos com o ambiente, temos uma forte tendência a interpretar sequências de eventos como sequências causais. |