62º SEMINáRIO DO GEL - 2014 | |
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Título: | As retratações discursivas da vaidade na literatura e no cinema |
Autor(es): | Tatiele Novais Silva. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 21/11/2024 |
Palavra-chave | Gêneros do discurso – romance e cinema, Gêneros do discurso – romance e cinema, Vaidade |
Resumo |
Esta proposta de painel pretende expor o projeto de pesquisa intitulado “A VAIDADE DE DORIAN GRAY: análise dialógica entre gêneros – o romance e o cinema no centro da cena”. O objetivo do projeto em questão é estudar a questão dos valores ideológicos e como estes influenciam na estética e no estilo constituintes dos discursos, por meio de diferentes gêneros. As obras abordadas são o discurso romanesco de O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; e dois enunciados cinematográficos de título homônimo ao da referida obra, sendo uma de 2009, de Oliver Parker; e outra de 1945, de Albert Lewin. Para o estudo da organização dos elementos linguísticos e translinguísticos dos gêneros fílmico e literário, a pesquisa é calcada na análise dialógica do discurso e tem por base os conceitos de diálogo, enunciado, sujeito, cronotopo, signo ideológico e gênero, conforme as concepções de linguagem do Círculo de Bakhtin, Volochinov e Medvedev, que consideram o diálogo como fundamental para a reflexão discursiva. A análise dialógica de discursos estéticos vistos como representações de comportamentos de sujeitos e valores sociais, de maneira divergente. O estilo de cada obra, bem como o conteúdo é singular, ainda que o enredo seja semelhante, o que possibilita refletir sobre o gênero e propicia discorrer sobre as particularidades de cada enunciado, sobretudo acerca das manifestações estéticas da linguagem. A construção arquitetônica de cada obra pode ser vista como indicadora de elementos individuais e sociais, o que é considerado na construção de gêneros diferentes (como o fílmico e o literário). As obras em questão abordam a temática da vaidade humana como central em seu conteúdo. A vaidade é encarada para além dos enunciados em questão, pois é vista como uma das temáticas representativas da sociedade. O estudo das diferentes formas de representação dessa temática realizado a partir de semioses distintas (obras romanesca e fílmicas) justifica-se por possibilitar maior compreensão acerca da forma específica de realização de atos discursivos estilísticos de cada enunciado e de suas relações, como também a formação de um gênero a partir de outro. Por meio das relações situadas no discurso é cabível entender a linguagem em sua multiplicidade. Em suma, estudar as questões aqui propostas permite entender como as formas de representação se transformam e constroem novos meios de manifestações artísticas, sociais e históricas por meio do discurso. (Apoio: FAPESP - Processo 2013/01304-3) |