62º SEMINáRIO DO GEL - 2014 | |
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Título: | As relações morfofonêmicas e a constituição de sentido |
Autor(es): | Magalí Elisabete Sparano. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 21/11/2024 |
Palavra-chave | Estilística, Estilística, sonoridade |
Resumo |
Esta comunicação tem por objetivo analisar os textos Solidão e Da Solidão, de Vinícius de Moraes, com vistas a discutir a relação entre as escolhas mórficas e o resultante efeito sonoro, demonstrando-se, assim, o processo de semantização dos fonemas na composição sonora dos vocábulos constituindo-se em um mecanismo de complementaridade na construção dos sentidos dos textos analisados. Joaquim Mattoso Câmara Júnior (1953), em seu livro Contribuição à Estilística Portuguesa, afirma que “há uma tonalidade afetiva para as palavras, decorrente de uma natureza mais ou menos convencional atribuída às coisas designadas”, desta forma, as escolhas feitas na organização textual tecem, por meio do entrelaçamento dos diferentes níveis linguísticos, as múltiplas significações que um vocábulo pode assumir no interior do texto, ao mesmo tempo em que encaminham, dada a expressividade advinda desse movimento, os sentidos do texto. Em Solidão (1933), soneto decassílabo, escrito em quatorze versos divididos em dois quartetos e dois tercetos, apresenta um esquema de rimas: abba, baba, ccd, eed, uma das variações possíveis do primeiro esquema abba, abba, cde, cde. A noção de estrofe usada para o soneto é a do conjunto de versos marcado pelo breve espaçamento entre elas. A ideia não se encerra na estrofe, apresentando no final do texto um encadeamento entre os tercetos. Na progressão do poema ocorre uma espécie de eco que, pelo som, remotiva o vocábulo ou a ideia já expressa e reitera sua interpretação, construção característica da obra viniciana. Em Da Solidão (1962), uma crônica escrita em prosa poética, há um tom oral marcado pela sua estrutura narrativa em terceira pessoa, com um conjunto de perguntas e respostas que visam à reflexão do que é a solidão, retomando, desta forma a temática já descrita no poema anterior. A escolha do corpus de análise oportuniza o estudo das relações intratextuais e intradiscursivas estabelecidas inicialmente pelo tema e seguida pela poesia, ponto de contato entre o gênero poema e a prosa poética viniciana, e torna possível a comparação e contraste entre os diferentes gêneros no tocante à observação da palavra, como unidade lexical e estrutura mórfica como adjuvante no jogo som e sentido ali presentes. Este estudo segue o eixo teórico da Estilística Discursiva, com ênfase nas Estilísticas da Palavra e do Som em diálogo com a Análise do Discurso de linha francesa e a Gramática Descritiva, compondo os resultados parciais do projeto de pesquisa Da Retórica à Estilística. |