logo

Programação do 62º seminário do GEL


62º SEMINáRIO DO GEL - 2014
Título: A dicotomia adjetivos intersectivos x adjetivos não-intersectivos
Autor(es): Ana Carolina Ramos dos Santos. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 25/02/2024
Palavra-chave sintaxe, sintaxe, adjetivos
Resumo

Sintaticamente móveis em algumas línguas como o português brasileiro, adjetivos podem ser atributivos ou predicativos. Quando o adjetivo se posiciona dentro dos limites do sintagma nominal, temos um adjetivo atributivo ou modificador (1a), caso ele esteja fora do sintagma nominal (1b) ou mediado por um verbo de ligação (1c), teremos um adjetivopredicativo.

(1) a. O lápis azul caiu no chão.

     b. Encontrei meu lápis quebrado.

     c. O lápis é azul.

Este trabalho discutirá com maior ênfase os adjetivos atributivos, em especial, a possibilidade de se posicionarem antes e depois dos nomes quando integram um sintagma nominal. São conhecidas as teses de que os adjetivos em português podem ter sua interpretação condicionada ao seu posicionamento sintático, devido a isso, é possível separar adjetivos por grupos e nomear esses grupos de acordo com o comportamento dos adjetivos que os compõem. O foco deste trabalho estará em dois grupos: adjetivos intersectivos e adjetivos não-intersectivos. Se dentro do sintagma nominal o adjetivo estiver em posição pós-nominal (5a) a leitura intersectiva é favorecida; em posição pré-nominal (5b), ela é quase (se não completamente) impossível; e aí uma leitura não-intersectiva obtém sucesso.

(5) a. João é um professor belo.

     b. João é um belo professor.

Uma possibilidade de classificar os adjetivos é pela maneira que eles atuam sobre os nomes, há adjetivos que se comportam como advérbios, e por isso em algumas classificações recebem o nome de adjetivos adverbiais ou marcadores de intenção (Violeta Demonte, 1999); esse tipo de adjetivo deixa de lado a extensão e se relaciona prioritariamente com o conceito do nome, alguns deles parecem negar (6a) o significado do nome e outros parecem ressaltar/destacar (6b) alguma característica desse significado.

 6.       a. Uma falsa amiga.

          b. O primeiro candidato.

Refinando um pouco o estudo, este trabalho explorará o referido tipo de adjetivo, priorizando a observação do comportamento de mero, suposto e próximo. Na relação nome-adjetivo, o tipo do nome parece influenciar o valor agregado ao adjetivo (Melania Sanchéz, 2010).