62º SEMINáRIO DO GEL - 2014 | |
---|---|
Título: | Lavoura Arcaica: o discurso no romance e no filme |
Autor(es): | Tania Regina Montanha Toledo Scoparo. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 21/11/2024 |
Palavra-chave | Lavoura Arcaica, Lavoura Arcaica, Discurso |
Resumo |
A semiótica da Escola de Paris apresenta ferramentas de trabalho muito consistentes para novas possibilidades de leitura, compreensão e análise dos gêneros. Investigar esses textos, para identificar o processo de produção de sentido, possibilita o reconhecimento das vozes e das ideologias presentes no discurso e as suas marcas explícitas e implícitas. Assim, este trabalho tem como objetivo uma análise comparativa do discurso do romance Lavoura Arcaica, publicado em 1975, de Raduan Nassar, verificando o processo de transcodificação para o cinema, dirigido por Luiz Fernando Carvalho, em 2001, à luz das propostas da teoria greimasiana, elaborada para a linguagem verbal, não verbal e sincrética. Quando se questiona a relação entre discurso literário com outros códigos abrem-se muitas possibilidades de estudo e interpretação. A teoria semiótica greimasiana tem oferecido instrumentos apropriados para uma leitura compreensiva do sentido de textos. As maneiras pelas quais ela propõe esse sentido levam à interpretação segura das linguagens verbal, não verbal e sincrética. Almeja-se neste trabalho a realização de uma pesquisa que busque compreender o processo de transposição do discurso literário para o suporte audiovisual, para entender as especificidades de cada suporte e de cada linguagem e a natureza das transformações a que o discurso literário é submetido no ato da transposição; será feito por meio de uma análise semiótica do nível discursivo evidenciando a trajetória da personagem masculina, André, no processo de adaptação, para construir o percurso persuasivo utilizado por ele para a construção da narrativa. Os textos serão analisados enquanto texto sincrético, para onde convergem diferentes linguagens no trabalho de construção de determinado efeito de sentido, em que os caracteres imagéticos mantêm relação entre o plano de conteúdo e o plano de expressão. A nossa pesquisa sobre a análise dos discursos de textos midiáticos, mais especificamente, o texto verbal ficcional e o texto verbal e não verbal audiovisual cinematográfico contribuirá para a compreensão das especificidades que fazem parte da dinâmica dos campos de cada linguagem. Somente através da reflexão teórica poder-se-á compreender o mundo das palavras e das imagens. Estudos sobre os discursos de mídia (verbal e não verbal) podem mostrar como é importante reconhecer nos veículos de comunicação a sua contribuição na formação das pessoas. |