logo

Programação do 62º seminário do GEL


62º SEMINáRIO DO GEL - 2014
Título: Estudo da representação dos atores sociais da nova classe média nos jornais “Folha de S. Paulo” e “Diário de S. Paulo”
Autor(es): Paula de Souza Gonçalves Morasco Processo FAPESP 2012/19416-0. In: SEMINÁRIO DO GEL, 62 , 2014, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2014. Acesso em: 26/02/2024
Palavra-chave Análise Crítica do Discurso, Análise Crítica do Discurso, Jornais
Resumo

Este estudo se baseia na análise de notícias dos jornais “Folha de S. Paulo” e “Diário de S. Paulo” com temáticas voltadas para os atores sociais da nova classe média nos dias atuais. Nosso intuito é verificar algumas questões relativas à imprensa paulistana no que diz respeito às estratégias discursivas em relação a um “novo” possível público leitor. Avaliamos, comparativamente, a existência de vestígios de ideologias preconceituosas em relação às minorias em suas notícias, além de verificar a existência de fatos que comprovem que, com a ascensão de uma nova classe média, mudanças estão ocorrendo no sentido de acolher esta nova fatia da sociedade brasileira. Vale ressaltar que apostamos na diferença entre as abordagens de cada jornal, seja pela ideologia que seguem, seja pelo público que querem atingir. Outro fator importante a ser ressaltado tem a ver com o perfil de cada jornal, sua tiragem e também espaço destinado às notícias, o que tem determinada influência na representação dos atores sociais e, por isso, deve ser levado em conta. Por se tratar de um estudo em andamento, vamos trabalhar com resultados parciais em relação a notícias recentes, principalmente os itens noticiosos com a temática dos “rolezinhos”, que vêm causando polêmica desde o final do ano passado até os dias de hoje e acabaram gerando algumas discussões a respeito da nova classe média, suas preferências e gastos em relação à antiga classe média. Para a realização deste trabalho, fundamentamos a pesquisa em perspectivas teóricas sobre a dimensão discursiva da ligação entre discurso e ideologia e sobre as estratégias de envolvimento e seus efeitos de sentido no discurso impresso jornalístico (VAN DIJK, 1984,1990; FAIRCLOUGH, 1989; WODAK, 1989, entre outros). Por trabalharmos com a representação de atores sociais, (VAN LEUWEN, 1993, 1997) também se revela como uma perspectiva de base para a realização e desenvolvimento deste trabalho. (Apoio: FAPESP - Processo 2012/19416-0)