logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Perfil linguístico e sociolinguístico da Terminologia dos passaportes franceses
Autor(es): Milena de Paula Molinari. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 29/02/2024
Palavra-chave Terminologia, Passaportes , Glossrio
Resumo

Um passaporte é um documento pessoal de identidade que protege legalmente seu portador no exterior e permite que esse circule em países com os quais seu país de origem mantém relações diplomáticas.

Os passaportes têm um formato padronizado, começam com uma capa que identifica o país emissor, depois uma página nomeando o país, em seguida páginas com informações sobre o portador e, por fim, páginas em branco destinadas a vistos ou carimbos de entrada e saída nos países aos quais o titular do documento viaja. Cada passaporte tem um número, designado pela autoridade emissora, e que serve para identifica-lo.

Os problemas de imigração ilegal, terrorismo, tráfico de drogas e outros têm feito com que os países se preocupem em controlar do modo mais eficaz possível a entrada e saída de pessoas estrangeiras. Assim, a legislação que regulamenta a emissão, circulação, validade e legalidade dos passaportes tem sido revista e atualizada em todos os países. O França não foge à regra e há poucos anos mudou o formato de seus passaportes, que agora são emitidos com técnicas que permitem mais precisão na identificação e localização de seus portadores.

Estudar a terminologia desse tipo de documento e elaborar um glossário dos termos neles encontrados é de importância social, visto que pode colaborar para uma melhor comunicação na área.

Com o intuito de dar uma contribuição aos estudos desse domínio, procedemos a uma pesquisa sobre o perfil linguístico e sociolinguístico da terminologia dos passaportes franceses no âmbito do projeto LexTraJu - O léxico para a tradução juramentada, coordenado pela Profa. Dra. Lidia Almeida Barros na Unesp de São José do Rio Preto.

Neste trabalho, apresentamos alguns resultados obtidos em nossa investigação em nível de mestrado, expondo as características desse conjunto terminológico do ponto de vista do domínio de origem dos termos e da organização morfossintática e lexicossemântica dessas unidades terminológicas em português.

Para se compreender a terminologia dos passaportes é importante, antes de se proceder a uma pesquisa linguística, conhecer as principais características desse tipo de documento e as leis que os regem. O desenvolvimento de nossa pesquisa se dá no campo da Terminologia e se baseia nos pressupostos teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999).