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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Ethos feminino em Dove: retratos da (des)construção da beleza
Autor(es): Rafael Prearo Lima. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 22/02/2024
Palavra-chave ETHOS, CENOGRAFIA, DISCURSO PROPAGANDISTA
Resumo

Este trabalho, parte de uma pesquisa maior realizada pelo Grupo de Pesquisa “Teorias e Práticas Discursivas e Textuais”, na linha de pesquisa “Texto, discurso e ensino: processos de leitura e de produção do texto escrito e falado” do curso de Pós-Graduação “Stricto Sensu” – Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul, tem como objetivo descrever a construção e representação do ethos feminino no discurso de uma campanha publicitária da marca Dove. Para isso, utilizaremos como corpus o vídeo principal da campanha “Retratos da Real Beleza”. Sob a afirmação de que somente 4% das mulheres sentem segurança em relação à própria aparência, essa campanha, lançada em 2013, possui como objetivo provar para as mulheres que elas são mais bonitas do que pensam. Para esta análise, partiremos da proposição de Maingueneau (1997, 2004, 2008), que afirma que, por meio da enunciação, a personalidade do enunciador é revelada. Segundo ele, a instância subjetiva, manifesta por meio do discurso, deve ser concebida como uma voz que se associa a um corpo enunciante historicamente especificado, isto é, a um fiador que atesta o que é dito por meio de seu tom. Nesse sentido, há um ethos que é evidenciado por meio da cenografia em um processo de enlaçamento paradoxal, visto que a fala, carregada de certo ethos desde o momento inicial de sua produção, supõe determinada situação de enunciação que, na verdade, é validada progressivamente por meio da própria enunciação. Desta forma, a cenografia é simultaneamente a fonte do discurso e aquilo que ele engendra, legitimando um enunciado que, por sua vez, deve também legitimá-la (cf. MAINGUENEAU, 2004). Também serão considerados para o desenvolvimento deste trabalho os estudos realizados por Charaudeau (2006, 2010, 2011) a respeito do discurso propagandista. Nosso objetivo é descrever como, por meio da cenografia apresentada em “Retratos da Real Beleza”, o ethos feminino é construído nesse discurso.