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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Antiomias em The turn of the screw
Autor(es): Dbora Ferri. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave narrativa fantstica, ambiguidade, antinomias
Resumo

Este estudo estabelece uma discussão sobre o fantástico propriamente dito tomando por base o conto "The turn of the screw", do escritor realista norte-americano Henry James, obra que pode ser considerada exemplar do gênero em questão. O objetivo é observar que, apesar de apresentarem abordagens diferentes, os principais estudiosos da literatura fantástica fixam seu foco na ideia da antinomia característica ao fantástico canônico: enquanto Todorov, em Introdução à literatura fantástica, discute a questão da hesitação (personagem que ora crê, ora não crê), Jacques Finné, em La littérature fantastique, desenvolve o conceito de vetor tensão e vetor relaxamento e Irène Bessière, em Le récit fantastique: la poétique de l'incertain, propõe a noção de tético e não-tético, além da caracterização da contaminação de gêneros textuais (o fantástico seria uma mistura do romance des realia e do conto maravilhoso). Trabalhando ainda com as características próprias ao gênero apontadas por estes estudiosos, realiza-se uma análise do conto de Henry James, cuja pretensão é dar conta da profunda complexidade da obra, que conhecidamente suscita diferentes interpretações por parte dos estudiosos. Nesta pesquisa, considera-se mais apropriada a leitura feita por Jacques Finné, que entende haver, em "The turn of the screw", um caso do que ele denomina explicação ao quadrado. É trabalhada, ainda, a questão da ambiguidade característica a este gênero e magistralmente trabalhada no conto do escritor norte-americano, advinda, em grande parte, da situação de haver explicações a dois elementos sobrenaturais diferentes no conto, sendo que uma é apresentada logo no início da obra e uma que permanece em aberto até sua conclusão. Soma-se a isso a análise de outros elementos fundamentais para a construção do fantástico e da ambiguidade na narrativa: o narrador, a focalização e o espaço, utilizando-se as proposições dos teóricos já mencionados e aquelas discutidas por Gérard Genette, no livro Discurso da narrativa.

Bolsista CAPES PNPD DO PPGLit - UFSCar.