logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: O “inglês” dos reggaes no Maranhão: análise da interferência de uma língua “estrangeira” que é nativizada através do som.
Autor(es): Mrcia Helena Sauia Guimares Rostas. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave Identidade lingustica, adaptao fonolgica, processos identitrios
Resumo

Discute a importante questão da construção e da manifestação da identidade linguística regional dos falantes maranhenses, em nível da estruturação dos sons de sua fala (Fonologia) e do aproveitamento estilístico que é feito desses sons, a partir de um corpus constituído de trechos de letras de reggae, ritmo musical bastante popular e característico da região, reinterpretado em português. Muitas vezes, essa reinterpretação resulta fora do contexto (por exemplo, como quando a sentença original em inglês 'Kill him with the no' se transforma em 'Cadê o metanol?'). A importância acadêmica do tema tratado versa sobre a relação entre língua e identidade se dá através do papel que tem a língua no sentido de conferir ao indivíduo uma identidade e de incluí-lo num grupo. Este é um estudo da maneira como regueiros maranhenses da zona rural da cidade de São Luís, falantes monolíngues de português brasileiro, variedade rural ludovicense, adaptam fonética e fonologicamente o inglês dos reggaes que cantam nessa língua, com vistas a obter sequencias que façam sentido na sua língua materna. Analisando os padrões fonológicos do Português Brasileiro Rural Ludovicense (PBRL), variedade linguística nativa dos sujeitos da pesquisa, e a interferência de uma língua “estrangeira” que é nativizada no som, com finalidades de obtenção de um sentido também “nativo”, discute-se, também, a identidade fonológica do Português. No decorrer da pesquisa, são identificados processos utilizados pelos falantes do PBRL para a adaptação fonológica da língua original (Inglês) em direção à língua alvo, sendo tais processos a manutenção da qualidade da vogal tônica, a monotongação, a ditongação, a semelhança entre consoantes, a simplificação e a complexificação do padrão silábico e a manutenção da posição do acento. Dentre estes processos, há uma incidência maior na semelhança entre consoantes, da manutenção da posição do acento e da manutenção da qualidade da vogal tônica.