logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Definições terminológicas para o processo de Intensificação Agropecuária: termos referentes a "clima e tempo", "água" e "solo"
Autor(es): Mirella de Souza Balestero. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 24/02/2024
Palavra-chave terminologia, agropecuria, definio
Resumo

O processo de Intensificação Agropecuária pode ser entendido como qualquer prática que aumenta a produção agropecuária numa mesma área. Entretanto, não basta simplesmente o aumento da produção, o desafio é fazer isso levando em conta temas caros, como a segurança alimentar, a sustentabilidade e a biodiversidade, o que têm pressionado o Brasil a rever seus “padrões atuais de uso e cobertura das terras, demandando políticas públicas e tomada de decisão com soluções eficazes, eficientes e sustentáveis, coletivamente negociadas e construídas sobre bases técnicas sólidas e sobre conceitualizações científicas consensuadas” (OLIVEIRA et al., 2012). Nesse contexto, a EMBRAPA Informática Agropecuária (Campinas, SP) desenvolveu em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia (GETerm-UFSCar) o projeto INTAGRO (Intensificação Agropecuária em Polos de Produção de Soja e Cana-de-Açúcar: Territorialidade, Sustentabilidade e Competitividade), “que propôs a integração de várias abordagens objetivando a busca de respostas na visão integrada dos planos agroambiental e socioeconômico” (PIEROZZI Jr. et al., 2010). Uma das frentes desse grande projeto foi a organização do conhecimento por meio da sistematização de termos/conceitos da área. Assim, como continuidade do INTAGRO e da parceria Embrapa-GETerm, está previsto este projeto de Iniciação Científica que ora se apresenta, que tem como objetivo a elaboração de definições dos termos referentes ao subcampo nocional AMBIENTE FÍSICO, especialmente os termos que dizem respeito a “clima e tempo”, “água” e “solo”. A redação das definições será baseada teoricamente numa Terminologia descritiva de base linguística que recomenda, para além dos inúmeros requisitos que devem ter uma definição terminológica, que o texto definitório seja suficientemente claro e completo para que o consulente entenda, de maneira que o produto a ser gerado atenda à função precípua de facilitar a comunicação. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa basear-se-á numa sequência de etapas a serem elaboradas no Ambiente Colaborativo de Gestão Terminológica e-Termos. Espera-se, ao final, a redação de um conjunto de 50 definições a serem incorporadas a outros resultados do INTAGRO e que, certamente, são de fundamental importância no desenvolvimento de aplicações para gestão da informação e do conhecimento da agropecuária brasileira.