logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Comunicação digital e multiletramentos no âmbito da Lei 10.639/03: um estudo crítico-discursivo a partir de “A gAXÉta – o jornal da diversidade”
Autor(es): Carlos Jos Lrio. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave comunicao digital, multiletramentos, educao das relaes tnico-raciais
Resumo

O trabalho ora apresentado tem como seu objetivo principal realizar um estudo crítico-discursivo sobre como as vias hipermidiáticas, que possibilitam a circulação do periódico “A gAXÉta – o  jornal da diversidade”, podem favorecer o ensino de língua portuguesa no âmbito da Lei 10.639/03, a qual instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assim como da Educação das Relações Étnico-Raciais, nos currículos escolares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em razão da natureza transdisciplinar deste estudo, o quadro teórico selecionado traz, de um lado, um aparato advindo das pesquisas sobre comunicação, mídia digital e jornalismo digital (PERNISA JÚNIOR e ALVES, 2010) e, de outro lado, os conhecimentos acerca dos multiletramentos (STREET, 2014; SIGNORINI, 2012; SOUZA, 2011; ROJO, 2009). Além do referido arcabouço teórico são, também, mobilizados conhecimentos acerca das práticas religiosas de matriz negro-africana (PRANDI, 1999), bem como sobre identidade cultural (HALL, 2000), diversidade étnico-racial e educação (GOMES, 2007). A abordagem teórico-metodológica utilizada para articular o arcabouço mencionado e alcançar o que aqui se pretende pode ser caracterizada como crítico-discursiva (FAIRCLOUGH, 2009; CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999; JANKS e IVANIC, 1992). Neste trabalho, a adoção da Teoria Social do Discurso, segundo a perspectiva faircloughiana, possibilita considerar aspectos da comunicação digital, das relações étnico-raciais e dos multiletramentos, relacionando-os à formação de professores(as) de língua portuguesa e ao ensino dessa disciplina na perspectiva da Teoria Social do Letramento. Desse modo, pode-se aventar que, em certa medida, a apropriação mesma dessas epistemologias críticas seja uma condição desejável e necessária para que os(as) docentes de língua materna possam realizar o trabalho social demandado pela Lei 10.639/03. Nesse sentido, uma decorrência didático-pedagógica de caráter crítico-discursivo seria, por exemplo, a consideração da relevância de atividades de Consciência Linguística Crítica (RIOS, 2010) para o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita em ambientes hipermidiáticos, visando, em especial (mas não somente), a Educação das Relações Étnico-Raciais.