logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Níveis de leitura do texto para interpretação e produção do sentido em enunciados de caráter verbal, não verbal e sincrético.
Autor(es): Valdenildo dos Santos. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 03/03/2024
Palavra-chave leitura crtica, interpretao , produo de sentido
Resumo

Um dos problemas principais na formação de professores de Língua Materna, daqueles que já estão atuando e em seus alunos é a falta de mecanismos para se fazer a interpretação de textos. Quando se refere a textos que acoplam a linguagem verbal e não verbal, chamados de textos sincréticos, ou mesmo imagéticos esse nível de dificuldade aumenta. Essa hipótese pôde ser verificada a partir e um curso de extensão do qual participaram discentes de Letras, Português e Literatura e professores da rede pública de ensino de Três Lagoas e região. Depois do curso, os alunos de letras, em número de oito, foram orientados a aplicar uma sequência didática do que apreenderam e aprenderam durante o curso em cinco escolas da cidade e região. Este trabalho apresenta os resultados desta experiência na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental “Parque São Carlos” de Três Lagoas em 2014 com um grupo de 14 educandos do nono ano aos quais foi apresentado um texto verbal, a letra da canção “A Novidade” de Gilberto Gil, sucesso na voz dos Paralamas do Sucesso, para interpretação antes e depois da aplicação da sequência didática envolvendo os três níveis de leitura possíveis do texto (GREIMAS & COURTÉS).  Os resultados, nesta escola, demonstram que estes educandos não conseguem fazer leitura de enunciados de caráter não verbal ou sincréticos, concentrando seu fazer no aspecto verbal do texto e, quando o fazem, não tem um ponto de partida. Essas faltas, a título de novas hipóteses, nos levam a pensar que seus professores não lhes forneceram estratégias de leitura do texto o que nos induz a crença de que houve falha em sua formação, ou seja, não saíram da universidade com meios que possam facilitar o seu caminho em busca do sentido do texto, especialmente, quando se trata de ler com criticidade. Ao verificarmos o antes e o depois da sequência didática, notamos que os textos produzidos depois da aplicação dos níveis de leitura possíveis de um texto apresentaram uma ampliação da percepção dos alunos em relação ao seu sentido o que nos faz pensar que novas experiências e sequências devem ocorrer e que pesquisas precisam ser feitas sobre a criação de um roteiro de análise passo a passo que possa dar um norte aos alunos no ato da desconstrução e construção do sentido dos textos.