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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Os MMORPG como mediadores no ensino de língua inglesa.
Autor(es): Guilherme Lucas de Souza. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/03/2024
Palavra-chave Lngua Inglesa, Lingustica de Corpus, Jogos eletrnicos
Resumo

Com a grande popularização dos computadores e principalmente com o crescente desenvolvimento na área que abrange os videogames, percebe-se o acréscimo de jovens se comunicando em outra língua dentro destes ambientes virtuais, sendo a língua mais usada, o inglês. Neste presente projeto de pesquisa pretendo demonstrar como o uso de uma destas categorias de games, conhecidos como MMORPG, sigla em inglês para Massive Multiplayer Online Role Playing Game ou jogo on-line de interpretação em massa para múltiplos jogadores, podem ser úteis no processo de aquisição e aprendizado do inglês, podendo ser utilizado na confecção de materiais didáticos para a área de ensino de línguas. Através do levantamento de corpora relacionados aos MMORPG, podemos relacionar os usos dos vocábulos, principalmente por meio das concordâncias para exemplificar o uso de traços linguísticos e suas estruturas empregadas nos ambientes virtuais como ferramentas para o aprendizado da língua inglesa (Sardinha, 2004).   Por meio do insumo compreensível oferecido pelo ambiente virtual e o rebaixamento do filtro afetivo (Krashen,1982),acreditamos que a aprendizagem da segunda língua será facilitada, pois o aprendiz estará em um ambiente em que se sente confortável para se expressar em uma outra língua com o simples objetivo de comunicação entre outros aprendizes ou jogadores. Outro processo que pode ser observado nestes ambientes de interações virtuais é o aculturamento da língua por parte do “aprendiz” (Schumann, 1978), pois o contato entre nativos e aprendizes de uma segunda língua, somados ao ambiente em que eles estão inseridos (com nomes e tarefas geralmente faladas e escritas em inglês), permite a internalização da língua mesmo sem que ele esteja em contato físico ou no país dos falantes nativos. Deste modo, o objetivo deste projeto será observar como os processos de oferecimento de insumo compreensível, por meio das palavras e estruturas linguísticas mais usadas e compreendidas pelos jogadores, facilitam o aprendizado da língua inglesa. Uma das ferramentas a ser utilizada no levantamento de dados e posterior acompanhamento, será a criação de um questionário, de cunho quantitativo, que aponte o conhecimento lexical da língua inglesa dos jogadores de MMORPG’s.