logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Vogais médias pretônicas no português de São Tomé
Autor(es): Michelle Granado Nemer. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave vogais mdias pretnicas, Portugus de So Tom, variao
Resumo

A pesquisa vincula-se ao Projeto Português do Brasil e Português de São Tomé em contraste, que tem por objetivo geral analisar aspectos do vocalismo na variedade urbana do Português de São Tomé (PST) no intuito de verificar se, a exemplo do que ocorre no âmbito de outras variáveis linguísticas, se podem observar, também no plano fonético-fonológico, convergências com a variedade brasileira.

Neste estudo, apresentam-se resultados preliminares sobre o comportamento das vogais médias em contexto pretônico nessa variedade. Buscou-se verificar (a) se o processo de alteamento das vogais médias, na variedade em foco, obedece aos mesmos condicionamentos de natureza linguística e social, que atuam no Português do Brasil (PB) (b) se o processo de harmonização vocálica, no PST, apresenta a mesma vitalidade que no PB; (c) se a redução vocálica, no PST, também incide predominantemente no âmbito de /o/ como se observa no PB; (d) se, diferentemente do PB, em que o alteamento é uma regra estável, no PST se verifica uma simplificação do quadro de cinco para três vogais, como ocorre no Português Europeu (PE); (e) se fatores de natureza social (como idade e nível de escolaridade, entre outros) atuam mais fortemente no PST do que no PB, tendo em vista não só ser o Português Europeu a norma de referência do PST mas também ser a sociedade santomense fortemente marcada pelo contato multilinguístico.

A análise dos dados pauta-se pelos princípios teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança. Os dados que compõem os corpora foram eliciados de entrevistas que integram o Corpus VARPOR, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Os informantes distribuem-se por sexo, três faixas etárias e três níveis de escolaridade. Nas análises multivariadas foram controladas variáveis que se mostraram atuantes em estudos sobre essas variáveis na fala da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o que permite, por meio de comparação, testar as hipóteses formuladas.

Em linhas gerais, os resultados demonstram (1) que os processos de cancelamento e de alteamento diferem para cada uma das vogais: enquanto o primeiro é mais frequente no âmbito da média anterior, o segundo se implementa preferencialmente no âmbito da média posterior; (2) que o processo de alteamento é condicionado por variáveis de natureza estrutural: os contextos antecedente e subsequente e homorganicidade no caso da média anterior; o contexto antecedente e a natureza da vogal subsequente quanto à contiguidade/tonicidade no caso da média posterior.