logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Tecnologias da informação a serviço da educação
Autor(es): Gerson Luiz de Moraes. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 03/03/2024
Palavra-chave Tecnologia da informao , Educao, Aprendizagem
Resumo

                                                 Os antigos paradigmas na escola tradicional estão sendo quebrados pelas inovações que despontam transformando o que era regra, numa simples exceção. A diferença do ensino inovador é utilizar as Novas tecnologias e suas ferramentas como métodos de aprendizagem de qualidade, visando novos horizontes para uma pedagogia de transformação do indivíduo como sujeito e autor de seu próprio conhecimento, mediado pelo professor, usando as mídias digitais em ambientes de aprendizagens virtuais; à distância e presencial atribuindo qualidade interativa, intelectual e inovadora no processo de ensino aprendizagem atual.

Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos às novas necessidades dos alunos, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, se transformarmos a sala de aula em uma comunidade de investigação (MORAN, 2006).

Diante disso proponho a seguinte pesquisa:

Tema

O uso eficiente das Novas Tecnologias da informação e suas ferramentas no ensino de Língua Portuguesa.

Pergunta de pesquisa

Como utilizar com eficiência as ferramentas das Novas Tecnologias da Informação e suas mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa?

Como transformar a velha metodologia, usando as novas tecnologias?

Objetivo geral

Averiguar a existência, ou não, de barreiras que atravancam a eficiência das Novas Tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa no ciclo ll do ensino fundamental e pesquisar quais são estas barreiras.

 

Objetivo específico

Argumentar a respeito do gênero das Novas Tecnologias da Informação e suas mídias digitais usadas na prática no espaço escolar.

Explorar as ferramentas multimídia na qualidade de corpus deste estudo.

Metodologia

Esta pesquisa será realizada usando o método da pesquisa quantitativa e qualitativa da netnografia, sendo aplicada entre os alunos e professores dos 6° ao 9° ano, do ciclo ll do ensino fundamental em escola da rede pública estadual de ensino, intercalando teoria e práticas metodológicas.

Método

Coleta de dados em acervos documentais da escola; observações e investigação do público-alvo definido em, pesquisas em comunidades virtuais, criando blogs, páginas na web, grupos de estudo no face book, a fim de   coletar produções, em períodos distintos; entrevistas e materiais audiovisuais; exercícios utilizando a internet e as mídias digitais.        

Bibliografia

MORAN, J. M.; Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. <http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm>. Acesso em 22 dez 2014.