logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: A teoria do valor saussuriano
Autor(es): Marcio Cardozo de Campos. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/03/2024
Palavra-chave Ferdinand de Saussure, Lingustica Contempornea, Teoria do valor lingustico
Resumo

 

 

Esta comunicação se propõe a refletir sobre o   estudo da Teoria do Valor Linguístico a partir dos pressupostos de Ferdinand de Saussure (1857-1913).  Para refletir sobre a temática foram selecionadas duas obras: o Curso de Linguística Geral-CLG (1916) e Os Escritos de Linguística Geral-ELG (2002). Com essa escolha torna-se possível realizar uma aproximação das ideias apresentadas no CLG e ELG, em relação ao valor linguístico, assim  levando em consideração as anotações dos discípulos durante os cursos ministrados em Genebra (CLG), e as anotações do mestre genebrino descobertas tardiamente na propriedade da família de Saussure (ELG) que originaram as obras sitadas. O valor linguístico é retratado de forma distinta nas duas referências, no Curso há um capítulo voltado a essa discussão, enquanto nos Escritos a discussão se torna fragmentada devido a uma fiel tentativa de  reprodução das notas saussurianas. Refletir sobre o valor saussuriano, torna-se algo primordial para compreender que tal teoria pode ser considerada a pedra fundamental das ideias do mestre genebrino, ideias essas que possuem um caráter inesgotável de abordagens e recortes. A presente proposta busca com base no postulado de Saussure, apresentar um mapeamento de assuntos que  constituem  a temática do valor , através do Curso e dos Escritos de Linguística Geral, para refletir sobre como a questão do valor linguístico é explicitada nas reflexões saussurianas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOUQUET, S.; ENGLER, E. Escritos de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2012.

___________. Introdução à leitura de Saussure. São Paulo: Cultrix, 2004.

FIORIN, J. L.; FLORES, V. N.; BARBISAN, L. B. Saussure a invenção da linguística. São Paulo: Cultrix, 2013.

LETRAS & LETRAS, V.25, N.1, Jan/Jun.2009 – Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Letras e Linguística. Disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/issue/view/1089>.   Acesso em  28/04/2014.

LÍNGUA E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS, n. 31, JanFev.2013 – Universidade Estadual de Campinas, editora RG. Disponível em <www.revistalinguas.com/edicao31/edicao31.pdf>. Acesso em 13�32015.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.