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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: APROXIMANDO E DISTINGUINDO CONCEITOS
Autor(es): SIRIO POSSENTI. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave esteretipo, cena validade, frmula
Resumo

Este trabalho pretende relacionar, sem identificar, diversos conceitos, brevemente descritos a seguir. (a) Maingueneau tem insistido em diversos trabalhos que, dentre os elementos da cena de enunciação, é com a cenografia que o leitor/ouvinte se defronta diretamente. Assim, é a partir dela que se depreendem os ethe relevantes, entre outras coisas. (b) Frequentemente, o ethos é construído a partir de estereótipos (sincero, autêntico, firme, racional, leviano, grosseiro etc.). (c) Eventualmente, a cenografia contém cenas validadas, isto é, elementos da memória discursiva partilhados por uma sociedade (cenas no campo, em bares, em praias, reuniões de família, imagens de dor etc.). (d) Ginsburg, em Medo, reverência, temor (São Paulo: Companhia das Letras, 2008/2014), apresenta a hipótese de que haja, especialmente nas pinturas, fórmulas de emoção, o que faz explorando a tese de uma Pathosformeln proposta por   Aby Warburg. Simplificando um pouco, haveria retomadas de expressões (faciais, corporais) em representações da dor (ou do medo e do terror, como mostram suas análises). Os ensaios de Guinsburg anaçisam diversos quadros, notadamente Marat e Guernica, obras em que a referida fórmula reapareceria. Ora, ela poderia ser considerada, assim, uma espécie de estereótipo. (e) Como a Análise do Discurso tem posto em relevo   recentemente a noção de fórmula, a identidade da palavra pode levar a propor que haja fórmulas (no sentido de Krieg-Planque) em imagens, o que é bem improvável. Este trabalho pretende, por um lado, aproximar e, por outro, distinguir o mais claramente possível, apesar das suas semelhanças (talvez “de família”) e da clara proximidade, estes diversos conceitos: cena validada, fórmula, estereótipo. Serão analisadas pelo menos duas imagens: uma que seja conforme as expectativas (que seria um estereótipo) e outra que seja, deste ponto de vista, inesperada, o que tanto pode significar que não corresponde a um estereótipo quanto que pareça ser um estereótipo provindo de outra cena, causando, assim, algum espanto.  

PALAVRAS-CHAVE: estereótipo; cena validada, fórmula