logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: O padrão entoacional das sentenças interrogativas do português brasileiro em fala manipulada
Autor(es): Carolina Carbonari Rosignoli. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave portugus brasileiro, prosdia, sentenas interrogativas globais
Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar padrões entoacionais em enunciados interrogativos globais do dialeto paulista do português brasileiro (PB), de modo a observar diferenças e semelhanças prosódicas que definam os diferentes tipos frásicos de enunciados interrogativos globais. O presente trabalho é fundamentado pela teoria Fonologia Entoacional (Pierrehumbert, 1980; Pierrehumbert e Beckman, 1988; Ladd, 1996, 2008; Jun, 2005), segundo a qual, levando-se em conta um conjunto de características suprassegmentais das sentenças é possível interpretar significados pragmáticos de uma maneira linguisticamente organizada.

O corpus empregado neste trabalho foi desenvolvido a partir de critérios de classificação de tipos frásicos adaptados do projeto InAPoP (Atlas Interativo da Prosódia do Português, Interactive Atlas of the Prosody of Portuguese, cf. FROTA, 2012-2014) e do trabalho de MATEUS, M.H.M et. Al (2003). Com base nesses critérios de classificação, os tipos frásicos de interrogativas globais abordados em nosso trabalho são os seguintes: (a) interrogativas neutras: (i) busca de informação, (ii) disjuntiva, (iii) retórica; (b) interrogativas não-neutras: (i) focalizada, (ii) negativa, (iii) confirmatória, (iv) manipulatória, (viii) eco e (ix) anti-expectativa. Selecionaram-se, para análise, dados de um corpus de leitura controlada, considerando-se três falantes de mesma faixa etária, região e grau de escolaridade, e de um corpus de leitura semi-controlada, extraído do banco de dados do projeto InAPoP. Os dados foram analisados prosodicamente, em termos de transcrição e descrição dos eventos tonais associados ao contorno entoacional total dos enunciados interrogativos, através do software Praat (BOERSMA e WEENINK, 2014) e com base nos pressupostos teóricos da Fonologia Entoacional.

Em acréscimo às pesquisas de Frota et al. (2011) e Moraes (2008), que caracterizam o padrão entoacional das interrogativas globais do PB pela definição contorno nuclear, os resultados da presente pesquisa revelam que variações do contorno total associado às interrogativas são distintivas na configuração prosódica de cada tipo frásico. Os resultados demonstram que: (i) é possível observar tendências no padrão entoacional das interrogativas e variações em F0 a depender do tipo frásico; e (ii) não só o acento nuclear e o tom de fronteira são imprescindíveis para a caracterização de cada tipo frásico, mas também o modo como se dá a distribuição dos eventos tonais no contorno total.