logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Verbo Itinerário: Retrodatação de vocábulos na correspondência de Mário de Andrade
Autor(es): Kelly Cristina Rufino. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave Retrodatao, Etimologia, Correspondncia
Resumo

A correspondência ativa e passiva do escritor Mário de Andrade compõe um amplo material de estudo para compreender o uso do português brasileiro, em sua forma coloquial, no auge do Movimento Modernista, sendo a carta meio de comunicação, mas também um instrumento que revela e situa seus interlocutores na sociedade.

 O objetivo é apresentar a retrodatação de vocábulos presentes na correspondência do escritor dos quais obtiveram dados mais precisos acerca do desenvolvimento da língua para e contribuíram para a precisão na datação etimológica do português brasileiro.

 O trabalho mostrará os resultados da analise das expressões fraseológicas, fenômenos linguísticos e vocábulos presentes na correspondência ativa e passiva, já organizada e publicada do escritor modernista Mário de Andrade e os manuscritos originais presentes no arquivo do IEB – Instituto de Estudos Brasileiros da USP. As expressões encontradas serão confrontadas com aquelas presentes nos dicionários de português, como o Houaiss & Villar (2001), dicionários etimológicos como o de Antônio Geraldo Cunha e Antenor Nascentes a fim de construir um vínculo do vocábulo e sua evolução e não apenas a acepção obscura e descontextualizada.

Em primeiro momento serão coletadas expressões recorrentes e devidamente registrada a datação de cada uma, dessa forma já se terá vasto subsídio para a pesquisa diacrônica das expressões, a fim de abonar com precisão o uso do léxico modernista e sua evolução.

 Serão utilizados, além dos volumes já publicados a epistolografia de Mário de Andrade, o dicionário Houaiss & Villar, obra de referência do português brasileiro, dicionários etimológicos afins, corpus e acervos reunidos e disponibilizados em meio digital.  O processo de pesquisa utiliza o programa intitulado Moedor, disponibilizado pelo NEHiLP ((http://www.nehilp.org/) desde abril de 2015 que compara vocábulos de determinados textos com a data mais recuada presente num banco de dados de textos diversos.

O trabalho conta com a utilização do programa “Moedor” e do banco de dados do NEHiLP que proporciona à pesquisa etimológica caráter científico. Em contrapartida, a pesquisa também contribui para ampliar o banco de dados do DELPo – Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa com o léxico de um período no qual a etimologia científica e o estudo diacrônico da língua foram abandonados no estudo formal da língua.