logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: TED Talks: será o (re)nascimento das palestras?
Autor(es): Alessandra Alves Pereira Braga de Miranda. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave anlise do discurso , palestra, retrica
Resumo

Fazer uma apresentação em público, seja no meio acadêmico, político ou corporativo é uma situação corriqueira. E quem expõe ideias de modo envolvente, claro e conciso é valorizado na atualidade. Sinais desta valorização são o surgimento nos últimos 10 anos de empresas especializadas no desenvolvimento de apresentações corporativas, o aumento da busca por palestrantes no mercado e o grande número de profissionais que adotaram a atividade como profissão.

De acordo com a União Brasileira de Promotores de Feira - eventos com palestras quintuplicaram desde 1990. Chama atenção também o alcance das palestras como as do TED, a conferência global que reúne palestrantes de diferentes países voltados para diversos temas. Um bilhão de visualizações foi o número alcançado pelos vídeos de 18 minutos do TED em novembro de 2012. Hoje, há 1900 palestras disponíveis no ted.com traduzidas para 97 línguas.

Fenômeno antigo que surge em novo contexto: fazer apresentações já era muito valorizado na Antiga Grécia, onde falar em público era essencial ao cidadão para defender direitos e participar da política. Percebe-se que o gênero palestra voltou a ganhar espaço e também os palestrantes e aqueles que - como os sofistas um dia fizeram - preparam os apresentadores. No entanto, surgem inquietações: que fatores no contexto sócio-histórico atual, marcado pelo aparato midiático, têm motivado e disseminado palestras? As apresentações do TED Global podem ser indícios de uma ressignificação em torno do gênero palestra como o conhecemos? Se sim, que traços as caracterizam?  

Por meio desta pesquisa, busca-se analisar, com base na análise do discurso francesa proposta por Maingueneau, vídeos das palestras divulgados no site ted.com. “Uma sociedade não se distingue das formas de comunicação que ela torna possíveis e que as tornam possível (MAINGUENEAU, 2013, p. 82). Este postulado teórico apresenta-se como mais uma justificativa para a relevância de estudos sobre as palestras TED. Para viabilizar a análise discursiva serão mobilizadas noções de cenas de enunciação, gênero discursivo, mídium e comunidades discursivas.

Do ponto de vista metodológico foram selecionados vídeos com base em três critérios: número de visualizações, palestras caracterizadas como inspiradoras pelo público e por fim, temas mais frequentes dentre os vídeos com maior audiência.

Acredita-se que este trabalho contribuirá para a linha de pesquisa Linguagem e Trabalho, pois por meio do olhar de analista do discurso, permitirá a investigação das transformações e influências do contexto sócio-histórico sobre a valorização e “mutações” possíveis ao gênero discursivo palestra.