logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: A INTERFERÊNCIA DE DISCURSOS: O TEXTO MULTIMODAL SOB O ENFOQUE SISTÊMICO-FUNCIONAL
Autor(es): Eliane Alves de Sousa. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave Linguagem verbal , Linguagem visual, Avaliatividade
Resumo

O objetivo desta tese é o exame, de cunho crítico, da persuasão que percorre a "interferência de discursos" em texto multimodal, nas questões que cercam o fast food e a obesidade, para verificar como os diferentes domínios que oferecem o alimento têm-se manifestado sobre o assunto, e ao consultar o estado da arte dos estudos linguísticos, verifiquei que, devido ao advento da mídia digital interativa e ao uso crescente da tecnologia na comunicação, estávamos cada vez mais cercados por textos com formas complexas, densas, multiniveladas de significado. Há propostas que mostram a interrelação estreita entre os domínios da ciência, da política e da mídia, que governam o discurso da mudança climática. Os três domínios têm seus próprios critérios para julgar uma informação como útil e efetiva, fato que foi chamado de "interferência de discursos" com exigências diferentes vindas de cada domínio. Enquanto a ciência valoriza definições acuradas e objetivas de conceitos, o domínio da política está mais interessada no uso de descobertas de pesquisa para melhorar as políticas que apoiam interesses públicos e privados; já a mídia está mais preocupada com o valor das notícias dessas descobertas e não tanto com o valor científico ou o seu uso como instrumento político. Percebo que o estudo contemporâneo da língua envolve, hoje, vários recursos que interferem positiva ou negativamente na apropriação desse significado, que é tecido na convergência de diferentes formas semióticas. A minha pesquisa deve responder às seguintes perguntas: (a) Quais são os recursos persuasivos empregados por esses domínios?; e (b) Que papel tem a relação língua-imagem nesse processo? A base teórica para muitas pesquisas realizadas nos estudos multimodais apoia-se na teoria sistêmico-funcional da sócio-semiótica de Halliday (1978, 1994); Halliday; Matthiessen (2004), conhecida como Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), proposta apontada como a mais adequada para a aplicação da Linguística Crítica (FOWLER, 1991; FAIRCLOUGH, 1992; CHARTERIS-BLACK, 2004); bem como para o exame da linguagem visual (MACKEN-HORARIK, 2004; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996).

Devo esclarecer que, com referência à terminologia, 'texto' refiro-me a qualquer instância de língua e/ou imagem em uso (HALLIDAY; HASAN, 1985), de significados codificados coerentes, enquanto com 'discurso' refiro-me a afirmações e significados recorrentes (que não se restringem à língua) através de múltiplos textos (FOUCAULT, 1972) ligados ao conhecimento, às crenças e categorizações sobre o mundo, e que se manifestam como uma forma de "prática social" (FAIRCLOUGH, 1992, p. 89).