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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: A trajetória da Electra sartriana no drama "As Moscas": a contraposição do discurso e da ação da personagem.
Autor(es): Ester da Silva Gomes. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave literatura francesa, As Moscas, Sartre
Resumo

Esta comunicação tem como tema central o escritor e filósofo J. P – Sartre (1905-1980), que torna possível a coexistência de seu pensamento filosófico existencialista com sua literatura. A maior parte das peças teatrais sartrianas tem início a partir dos anos 40 e estão intimamente ligadas a sua fase engajada referente ao momento histórico em que a Europa foi assolada na Segunda Guerra Mundial. Destaca-se a peça As Moscas de 1943 que será aqui abordada. Tal peça foi elaborada no episódio em que as tropas alemãs invadiram a França e a mantiveram sob seu domínio; momento conhecido como o “governo de Vichy”. A peça é uma releitura do mito de Orestes, da Grécia Antiga. Sartre retoma o mito transformando-o e construindo-o de sua maneira. Ao tomá-lo como fonte, consegue retratar de maneira perfeita o momento pelo qual a França passava, fazendo alusão ao governo de Vichy. O escritor projeta no personagem principal, Orestes, sua filosofia existencialista e por meio dele faz com que o público reconheça que são livres para construir seu caminho. É pertinente destacar outra personagem, a irmã de Orestes, Electra; pois representa a má-fé que também se configura como um aspecto da filosofia existencialista. É um conceito usado para designar pessoas que fogem de sua liberdade. A má-fé, portanto, é o oposto da liberdade. Assim, Sartre ressalta dois sujeitos de acordo com sua filosofia. Os irmãos, anteriormente citados, são representações de seus conceitos filosóficos, pois, não é por acaso que ambos estejam ligados, já que sendo irmãos, possuem comportamentos distintos um do outro assim como ocorre com os conceitos da filosofia sartriana. Esta comunicação tem como objetivo a observação da trajetória da personagem Electra na construção da peça e a compreensão do conceito de má-fé por meio das atitudes e do discurso da mesma personagem. Para a efetivação de tal objetivo, faz-se necessário o apoio de um texto filosófico para melhor compreender os conceitos sartrianos que é uma conferência de 1946, O existencialismo é um Humanismo em que o filósofo expõe alguns destes conceitos. Ela é posterior ao drama, As Moscas, o que demonstra maior amadurecimento de suas ideias após o período conturbado da Segunda Guerra Mundial. Assim, a conferência configura-se como ferramenta necessária e imprescindível para o reconhecimento da filosofia existencialista na construção de sua personagem Electra.

(Apoio: FAPESP - Processo 2014/02229-8)