logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Estudo da motivação no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em um Centro de Estudo de Línguas
Autor(es): Flavia Hatsumi Izumida Andrade. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 22/02/2024
Palavra-chave motivao, aprendizagem, espanhol
Resumo

O presente trabalho pretende mostrar os resultados parciais obtidos com  a pesquisa de mestrado que se realizou com alunos adolescentes de um Centro de Estudo de Línguas do Estado de São Paulo.  

O objetivo era ir além dos estudos mensuráveis habituais de motivação, ou seja, interessava-nos não só identificar a motivação inicial em matricular-se no curso de língua espanhola e a atitude que isso havia proporcionado na aprendizagem, mas aferir se a motivação é um fator dinâmico, o qual oscilava e poderia justificar a permanência com aumento ou diminuição na variabilidade motivacional.

Para isso, aceitamos a perspectiva no estudo da motivação proposta por Dörnyei e Ushioda (2012) que orientam a investigação da motivação na dinâmica dos sistemas complexos desenvolvida por Larsen-Freeman para a Linguística Aplicada. Deste modo, a motivação é um sistema complexo e pode ser entendido como sócio-dinâmico, no qual os fatores contextuais e individuais nos espaços de interação formal de aprendizagem podem ser investigados. Assim, há a possibilidade de se obter uma análise da motivação em sala de aula holisticamente, ao invés de ser vista como mensurável e geradora de padrões estanques e imutáveis.

Nas palavras de Dörnyei e Ushioda (2012) os estudos qualitativos de motivação buscam definir a motivação   a partir de como a forma de pensarem a aprendizagem e a processam por meio da experiência e como o que pensam, afeta a motivação e o seu engajamento no e para aprender.

Os instrumentos que possibilitaram essa pesquisa de caráter qualitativo foram entrevista semiestruturada, diário de aprendizagem, questionário e o diário de ensino da professora. Os sujeitos de pesquisa eram alunos da professora-pesquisadora, o que determinou a tipologia de pesquisa-ação. Tratou-se de um estudo longitudinal e com o qual se pôde chegar a algumas conclusões.

Algumas delas dizem respeito ao caráter complexo com o qual o professor se depara em sala de aula. Alguns fatores que contribuíram para a matrícula no curso de espanhol não são os que se verificam para a permanência destes estudantes. Há motivos pessoais, como busca de promoção acadêmica e profissional, mas há também fatores internos à sala de aula – figura do professor e interação com os demais aprendentes. Além disso, observa-se que os sujeitos de pesquisa relataram, nos diários e na entrevista, que o meio (a escola onde o CEL encontra-se) e os recursos desprendidos para que a aprendizagem acontecesse também são percebidos como motivos para a variabilidade da motivação.