logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Análise linguística de livros didáticos de língua portuguesa de 9º ano: natureza das atividades
Autor(es): Cora Conte. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave Anlise lingustica, Livro didtico, Ensino de lngua portuguesa
Resumo

O ensino de Língua Portuguesa (LP), por muitos anos, se pautou no ensino de gramática como pilar principal da disciplina. Baseando-se na perspectiva sociointeracionista de língua, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de LP apresentam novas orientações especialmente para eixo dos conhecimentos linguísticos. Propõem, então, a prática de análise linguística (AL) em vez do consolidado ensino tradicional de gramática. A proposta surge a partir de críticas ensino de gramática isolado da leitura e da escrita do aluno. A prática de análise linguística, por sua vez, estando associada ao ensino de leitura e escrita, contribuiria para o desenvolvimento dessas práticas essencialmente pela reflexão sobre os usos da língua.

Considerando a escassez de dados sobre como a AL é explorada nas salas de aula, temos o livro didático de língua portuguesa (LDP) como um objeto de papel de importante na escola orientando o trabalho do professor. Desenvolvidos após a publicação dos PCN e avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), espera-se que os atuais LDP apresentem propostas reflexivas para os conhecimentos linguísticos. Dos eixos de ensino dos PCN, acreditamos que o da prática de análise linguística - que inclui a dimensão gramatical - é o que menos sofreu modificações nas práticas de sala de aula (MENDONÇA, 2006) constituindo um relevante objeto de pesquisa.

Partindo dessas reflexões, analisaremos dois livros didáticos de coleções aprovadas pelo PNLD com destaque na avaliação do eixo conhecimentos linguísticos com base na resenha apresentada no Guia do Livro Didático de Língua Portuguesa dos Anos Finais 2014. Dessa forma, os livros didáticos escolhidos são o Para Viver Juntos: português e Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem, ambos do 9º ano.

Elegemos as seguintes perguntas de pesquisa: como são as atividades de AL que nos LDP selecionados em termos de seleção de conteúdos e encaminhamentos metodológicos? Assim, em que medida se pode afirmar que as propostas de ensino de AL, tal como propõem os PCN e outros especialistas, estão vigentes nos atuais LDP?

Para tentar responder a pergunta que norteia a pesquisa, procuraremos investigar a perspectiva teórico-metodológica do Manual do Professor de cada livro frente ao ensino dos conhecimentos linguísticos, mapear e problematizar a seleção de tópicos de análise linguística em suas atividades e os modos como esses tópicos são explorados nos LDP.