logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: O COMPORTAMENTO DOS SINTAGMAS NOMINAIS COMPLEXOS EM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autor(es): Mariana Ximenes Bastos. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave sintagmas nominais, divulgao cientfica, complexidade
Resumo

Atrelando-se a uma pesquisa mais ampla que busca investigar o comportamento dos Sintagmas Nominais complexos (SNs) em diferentes gêneros da esfera jornalística e acadêmica, esse trabalho pretende apresentar uma análise de artigos de divulgação científica (ADC) e o papel dos SNs complexos na sua constituição.

O trabalho busca correlacionar uma série traços na tentativa de estabelecer uma gradiência para a complexidade dos SNs. No gênero em questão, destacam-se os SNs com nominalização, entendida a partir de uma relação paradigmática entre nomes e verbos (Basílio, 1980) e que funciona, como um rótulo (Francis, 2003), encapsulando uma extensão do discurso. Assim, por se tratarem de um recurso condensador de informação, as nominalizações podem propiciar a ocorrência de SNs mais complexos. Neste sentido, foram investigados aspectos formais e funcionais em 530 SNs encontrados em dez ADCs. Analisaram-se traços, tais como a natureza morfológica e a posição das nominalizações no SN, quantidade de itens lexicais, o número de encaixes e de projeções argumentais das nominalizações e o estatuto informacional dos SNs. A posição do SN na oração também foi investigada, tendo em vista as propostas de Chafe (1994) e Wasow (1997) que atribuíam à posição à direita do verbo o papel de portadora de maior complexidade ou peso.

                      Em relação ao ADC, podemos defini-lo como um gênero que divulga descobertas científicas recentes para um público de não-especialistas e que, por essa razão, conta com o uso de recursos que tornam a leitura acessível. Neste sentido, esperava-se que SNs complexos fossem evitados, já que a sua presença funcionaria como um obstáculo para o entendimento do leitor.

De fato, os resultados confirmaram nossa expectativa; foi observada a alta incidência de SNs de baixa complexidade, formados por poucos itens lexicais, poucos encaixes e poucas projeções de argumentos nas nominalizações. Em relação ao estatuto informacional, foi observada a alta incidência dos referentes inferíveis que são, por definição, os que não demandam tanto esforço cognitivo do leitor. Podemos atribuir esse resultado à caracterização dos ADC, já que há uma tentativa clara por parte do jornalista em facilitar a leitura do texto a partir do uso de diferentes estratégias.