logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: A página de perfil na rede social: lugar do dizer e formação do ETHOS
Autor(es): Josiane Cristina Barbosa de Souza Rosa. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave Discurso, Poltico, Ethos
Resumo

Após anos de uso a internet e o seu reconhecimento como rede, pois, aprofunda muito além do tecnológico e o comunicativo, ela concebe uma real tecedura, com marcações de grupos através das ideias e do dizer.  Ante a tal movimentação, é possível afirmar a guisa da Análise do Discurso Francesa a existência de diversas formações discursivas com marcações históricas em tal espaço. Por isso, a presente proposta objetiva analisar o dizer de uma página de rede social – Facebook – na qual, um vereador - que chamaremos de V - diante da Sessão para o aumento de 103% para tal classe, afirma à população que o mesmo não votou a favor e pleiteará para o impedimento de tal medida: “Decisão quente: Entraremos com um Mandado de Segurança na justiça, solicitando a anulação da sessão na qual foi aprovado, de forma arbitrária, o aumento vergonhoso do salário dos vereadores em 103%.Decisão agora da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores!”.

A análise dar-se-á pelos pressupostos da Análise do Discurso Francesa, conceituando o sujeito conforme Orlandi (2000), mediante a interpelação ideológica do mesmo; a formação discursiva foulcaultiana e a construção de ethos ali representados. Dessa forma, todo o engendramento que remete à memória discursiva do dizer de V e o partido por ele citado em promoção do tocante histórico, por repetir o dizer desde quando o partido ainda era a oposição e dessa forma, por tal caminho resultar no discurso político definido por  Charaudeau (2006) com um palco com determinados atores que buscam influenciar e consumar novas adesões ao pensamento ali representado. Tal afirmativa sem esquecer-se do oportuno conceito de Formação Discursiva foucaultiano como singularidade e repetição (FOUCAULT:2004) e a latente noção de acontecimento pelo mesmo autor.

Também assinala-se em tal discursividade a autoria de V, diante de tal difusão e participação do público que o acompanha, mesmo sendo o ciberespaço lugar de heterogeneidade e a interpretação de diversos dizeres, um verdadeiro jogo de vozes   (ABREU:2009), as respostas e a leitura de quem o acompanha legitimam quem ali   diz.