63º SEMINáRIO DO GEL - 2015 | |
---|---|
Título: | Identidade e emotividade no discurso dos hinos pátrios: uma análise semiótica dos filhos deste solo |
Autor(es): | Thais Borba Ribeiro Rodrigues. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024 |
Palavra-chave | hinos ptrios, estilo, semitica discursiva |
Resumo |
Este trabalho apresenta o estudo dos processos de reprodução de estilo por meio de semelhanças de forma e de conteúdo, de estrutura e de tema, presentes em hinos pátrios, os quais difundem ideias ufanistas que influenciam a formação ou a incorporação de um caráter patriótico. Para compor os corpora deste trabalho, apresentamos o estudo de hinos pátrios nacionais e municipais, sendo o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Bandeira e os hinos municipais de Votuporanga e de Fernandópolis. Em todos os hinos analisados observamos que o enunciador utiliza um repertório peculiar (o ufanismo) e um modo específico de usar tal repertório (um estilo). A seleção das palavras não é feita aleatoriamente, há uma intencionalidade, um assunto em especial a ser tratado e um estilo próprio a ser usado que facilita a recepção e o acolhimento de tais ideias como parte de uma identidade cultural. A instituição de um hino pátrio em uma determinada localidade pressupõe a escrita de uma letra que veicule, por meio de um eu (enunciador), o discurso ideal, ou seja, aquele que o enunciatário deve ter como padrão patriótico. Essas informações (ideológicas) estão fixadas na enunciação e podem ser depreendidas por meio da análise do enunciado, na investigação da intencionalidade do enunciador que emite uma voz de caráter coletivo. Nesse sentido, cria-se um simulacro, uma vez que os enunciados, revestidos de expressões que evocam o ufanismo e o orgulho patriótico, apresentam um fazer crer e um fazer ser. Portanto, caminharemos para o entendimento da construção do efeito de sentido, observando elementos sintáxicos, rítmicos e discursivos que, associados à estrutura tensiva, apresentam a estratégia da sedução com vistas à adesão ao discurso veiculado. A influência não se restringe somente à formação da identidade cultural, mas abrange também o despertar de sensações que conduzem o sujeito à emoção e a um comportamento peculiar (passional), geralmente ufanista. |