logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: A importância da interlocução na constituição do sujeito
Autor(es): betina rezze barthelson. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave interlocuo, leitura, escrita
Resumo

Verificam-se, atualmente, no cenário Educacional Brasileiro, diferentes problemas que comprometem o percurso escolar dos alunos, especialmente o de crianças em processo de alfabetização. Neste contexto, a escola solicita a ajuda dos profissionais da saúde, encaminhando crianças com dificuldades escolares para avaliação nas clínicas especializadas em dificuldades de aprendizagem. Nestas clínicas, a avaliação da linguagem se dá pela aplicação de testes psicométricos padronizados. A partir dos testes, diagnósticos são emitidos por profissionais da área médica que associam as dificuldades escolares apresentadas por esses alunos à patologias.  

A perspectiva teórica da Neurolinguística Discursiva (ND) aponta que o excesso de patologização de crianças tem sido usado para encobrir a condição precária em que se encontra o ensino público. Tal perspectiva  se coloca em oposição à abordagem tradicional de linguagem predominante na escola e na clínica, assumindo-se contrária à tendência de associação de patologias aos sujeitos com dificuldades escolares e propõe reflexões e acompanhamentos desses sujeitos.  

A ND utiliza-se de uma metodologia heurística e de procedimentos de descoberta no processo de avaliação e acompanhamento longitudinal de sujeitos para o qual o conceito de dado-achado, desenvolvido por Coudry (Diário de Narciso, 1996/1998), inter-relaciona teoria e dado e ilumina as hipóteses sobre a relação do sujeito com a linguagem. O dado-achado indica um processo em andamento, resultado da interação dos interlocutores. Este dado se torna fonte de reflexão sobre o aprendizado para um refinamento/movimento teórico do investigador que se volta para o sujeito na intenção de reorientá-lo em seu aprendizado.  

Esta perspectiva teórico-metodológica orientou o estudo longitudinal realizado com um sujeito que apresentava dificuldade no eixo fala, leitura e escrita, portador do diagnóstico de Retardo Mental Moderado (CID F71.9). Esse acompanhamento aconteceu como parte da pesquisa de mestrado “Relações de sentido no processo de aquisição e uso da leitura e da escrita” defendida em agosto de 2014, orientada pela Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry. Diante das significativas dificuldades desse sujeito de construir e de compartilhar sentidos com seu interlocutor e com o mundo, proponho, neste trabalho, evidenciar a importância da interlocução para o processo de constituição do sujeito e para a ampliação de um sistema de referências, como categorias, que possibilitam a construção de sentidos aos recursos expressivos no discurso (FRANCHI,1977). Também se faz relevante a discussão sobre a relação fala, leitura e escrita considerando a leitura e a escrita como desdobramentos da relação entre a fala e o pensamento (VYGOTSKY, 1934).