logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DOCENTE, COM PERSPECTIVA DA LEI 10.639/2003, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE
Autor(es): SILVIA REGINA DE JESUS COSTA GALVO. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave tnico-racial , discurso, currculo
Resumo

Nesta comunicação apresentaremos análises iniciais do projeto de pesquisa em desenvolvimento “Impactos curriculares da lei 10.639/2003 nas interações em sala de aula: uma análise crítica do discurso docente em escolas públicas de Belo Horizonte”.

Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos referente as relações étnico-raciais na produção do discurso docente, com a perspectiva da lei 10.639/2003, a partir de observações das interações da sala de aula nas redes municipal e estadual da região Metropolitana de Belo Horizonte. A sala de aula pode ser vista como um locus de aprendizagem e reprodução, de acordo com o discurso desenvolvido nas interações dos atores nela presente. Os sujeitos da pesquisa não são percebidos como seres isolados, mas estão em constante interação com o meio, inclusive com o exterior da escola. Os discursos produzidos pelas instituições educacionais e pelos movimentos sociais também acabam por reverberar nas interações da sala aula através da linguagem utilizada.

A lei 10.639/2003 altera a Lei de Diretrizes e Bases (9394) e inclui no currículo escolar a História da África e cultura Afro-Brasileira. Espera-se que toda rede de ensino escolar, incluindo os cursos formação docente, as escolas do ensino básico, reverberem a demanda apontada pela lei e tenha incluídos nos currículos conteúdos relacionados ao desenvolvimento da diversidade étnico-racial e amplie os caminhos para problematização do racismo.

Além disso, buscamos investigar em que sentido a pesquisa sobre a construção dos discursos docentes referente a história da África e cultura afro-brasileira podem apontar caminhos para o o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas no ensino de artes, história e literatura.

Para isso, fundamentamos nossa pesquisa nas reflexões sobre discurso, questão étnico-racial e currículo, interligados a diferentes áreas como a educação, politica, sociologia, a antropologia.

Discutiremos, assim, desenvolvimento do currículo e materiais didáticos; questões relacionadas à reprodução do racismo na sala de aula; construção do discurso docente nas interações na sala de aula; as relações entre diversidade e o ensino de artes, história e literatura e as possibilidades de práticas pedagógicas.