logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Facebook: compreendendo sua arquitetônica
Autor(es): KATIA SAYURI FUJISAWA. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 29/02/2024
Palavra-chave Lingustica Aplicada, Arquitetnica bakhtiniana, Sites de rede social
Resumo

O site de rede social Facebook, utilizado por diversos brasileiros, é um lugar no ciberespaço em que a existência de alguém somente se dá a partir do momento em que se constrói um perfil. Esse perfil pode ser denominado ator (RECUERO, 2011), ou seja, uma construção identitária composta por conteúdos variados, por palavras que autoqualificam essa construção, por conexões com outros atores que revelam interesses e características de um tal perfil. Esses perfis podem representar pessoas, organizações, grupos etc., ou melhor, atores que se conectam a outros atores e vão dando forma às redes sociais (conjunto de dois elementos: os atores e suas conexões (RECUERO,2011).

Neste trabalho, o site de rede social Facebook, em que muitos atores colocam-se em relação, é estudado a partir do conceito de arquitetônica de Bakhtin, apresentado sob duas nuances pelo Círculo bakhtiniano. As duas nuances são consideradas para a análise do site em questão, mas a mais relevante é relativa a “como Bakhtin e seu Círculo concebem o texto/enunciado nos mais diversos gêneros, formas e esferas de produção, circulação e recepção, em especial, no discurso da obra de arte, da literatura” (MELO; ROJO, 2014, p. 254). Para a construção de uma obra única, original, a forma arquitetônica é o princípio organizador que está intimamente vinculado  à ideia de avaliação social enquanto julgamento de valor (MELO; ROJO, 2014), sendo necessário para a compreensão o conhecimento da atmosfera axiológica. Para a criação e a contemplação, há a necessidade de um posicionamento exotópico, a partir do qual o sujeito estético (o autor e o contemplador) concebe acabamento ao todo, à obra literária. Assim, a partir desse conceito utilizado para a compreensão e análise da obra literária, que não deveria ser entendida somente a partir do material, da obra fechada em si, mas em relação com  a situação histórica-social, utilizamos o conceito de arquitetônica para analisar o site de rede social Facebook.