logo

Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Sentidos sobre infância - uma análise discursiva de imagens na imprensa.
Autor(es): milene maciel carlos leite. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave Anlise do Discurso, Sujeito, Imagem
Resumo

O presente trabalho, realizado em nível de Mestrado, interessa-se pelas construções de sentido para a infância na atualidade. Sob o embasamento teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa, com base em Pêcheux (1997 [1969], 2009 [1975], 2012 [1983]) e Orlandi (2001, 2012, 2013), propomos, no âmbito da dissertação, uma análise discursiva de fotografias na imprensa, na tentativa de retirá-las de seu valor de evidência e pensá-las em suas possibilidades de produção de sentidos.   Neste intento, utilizamos os trabalhos de Orlandi (2003), Souza (2001) e Lagazzi (2010), que abrem espaço a discussões que considerem o não verbal como objeto, ou, conforme Lagazzi (ibidem), distintas materialidades significantes como foco de análise. No presente artigo, trazemos à discussão uma das três imagens constitutivas de nosso  corpusdiscursivo; nela há uma criança tomando banho dentro de um bueiro, em rua pública do centro do Rio de Janeiro. Mobilizamos, na análise, os conceitos de sujeito, posições-sujeito e gestos de interpretação, considerando a incompletude da imagem e suas múltiplas possibilidades de leitura, o que reafirma a condição de linguagem do não verbal. A imagem permitiu ao fotógrafo um prêmio na categoria "Fotografia", em concurso interno ao jornal  O Globo. Diante disto, nos perguntamos: A quem se dirige o prêmio, ao fotógrafo ou à fotografia, como algo que fala por si? Que efeitos se produzem ao se premiar esta fotografia? Propomos, como hipótese na presenta análise, que as fotografias, no espaço dos jornais, ou seja, enquanto forreportagens, sustentam-se sob o efeito de neutralidade ideológica (pretendida, mas não alcançada). Os processos discursivos, para Pêcheux (2009 [1975]), se desenvolvem sobre a base linguística, mas também estão aí imbricadas relações ideológicas de classe, cujas raízes estão na contradição. Considerando a materialidade significante específica da imagem, produzimos, à luz da teorização de Pêcheux (ibidem) uma discussão acerca do atravessamento ideológico e inconsciente na produção e circulação de imagens na imprensa (e desta imagem, em específico), considerando a condição do sujeito assujeitado.  

(Apoio: Capes)