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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Memória e memória coletiva no Museu da Pessoa
Autor(es): Leonardo Gonalves de Lima. In: SEMINÁRIO DO GEL, 63 , 2015, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2015. Acesso em: 05/05/2024
Palavra-chave museu da pessoa, memria, memria coletiva
Resumo

 O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de apropriação dos conceitos de memória e memória coletiva pelo Museu da Pessoa. Este museu consiste em um museu virtual que coleta histórias de qualquer pessoa que queira prestar depoimento sobre os mais variados temas, vinculados à vida dos depoentes, tais como infância, trabalho, transformações através da educação. Esses depoimentos podem, ou não, ser organizados em coleções, as quais se organizam em torno de um determinado contexto social e reúnem pessoas, que, de algum modo, estão inseridas num dado contexto. O corpus dessa pesquisa investiga essas coleções.

No trabalho em questão, as coleções contrastadas serão “Memória viva de Cosmópolis” e “Memórias de brasileiros e brasileiras” a partir do conceito de memória coletiva de Halbwachs (1968). Segundo o autor, a memória coletiva “é uma corrente de pensamento contínuo, de uma continuidade que nada tem de artificial, já que retém do passado somente aquilo que ainda está vivo ou capaz de viver na consciência do grupo que a mantém” (p. 81-82).

O foco da análise será verificar o discurso que o museu emprega ao definir memória e memória coletiva tomando em paralelo as definições de Halbwachs. Essa problemática traz à tona outras questões, tais como: o momento histórico em que esse museu surge, por que da necessidade de preservar essas memórias, quais temáticas são preferidas, que sujeito é o depoente, e quem é o seu interlocutor. As respostas a essas questões contribuirão para o entendimento de como esses conceitos linguístico-discursivos são apropriados pelo senso comum e por um museu com as características do Museu da Pessoa.

As primeiras leituras permitem levantar ao menos duas possibilidades: (a) os depoimentos são o produto de uma intervenção no interior de certos grupos sociais (e de memória); (b) o contexto histórico em que se situam os depoentes determinam não só o recorte do que é memorável de um dado grupo social, mas também a própria existência do Museu da Pessoa.