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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Argumentando com palavras e imagens - relações entre o verbal e o visual na busca da persuasão
Resumo O presente simpósio possui como corpus constituinte, especificamente, textos sincréticos que se estruturam numa relação de interdependência entre o verbal (seja na sua manifestação oral ou escrita) e o visual. Nessa interação existente nos textos, acredita-se que a construção de sentido, visando à persuasão, aconteça de forma complexa e carregada de tensões que precisam ser trazidas à tona e investigadas. Necessariamente interdisciplinares em suas fundamentações teóricas, as pesquisas também têm em comum o arcabouço teórico-metodológico da Retórica, associado, de acordo com a necessidade específica de cada objeto de estudo, às reflexões advindas da Psicologia da Percepção, da Prosódia, da Linguística Textual e da Linguística Cognitiva. Os corpora analisados neste simpósio incluem histórias em quadrinhos, obras de arte, desenhos animados e trabalhos acadêmicos. A clássica história em quadrinhos de terror “João e Maria”, criada pelos brasileiros R. F. Lucchetti e Flávio Colin nos anos 1990, será analisada visando identificar os recursos verbo-visuais empregados pelos autores como estratégias retóricas para despertar o medo em seus leitores. Nesse caso, o estudo do pathos se faz proeminente. Também no universo dos quadrinhos, outra pesquisa tratará do processo de (re)construção do ethos do personagem Simão Bacamarte na retextualização do livro “O alienista”, de Machado de Assis, para uma graphic novel. Um episódio da série de desenhos animados Pocoyó, de produção original espanhola e voltado para crianças em fase pré-escolar, será abordado considerando como a narrativa, a locução de um narrador e a visualidade e o movimento dos personagens se integram de forma a criar um texto sincrético de forte apelo, promovendo a adesão dos espectadores infantes que compõem o auditório desse programa. Em outra pesquisa que comporá este simpósio, a proposta é investigar como as obras da série “Sotheby’s”, do artista plástico brasileiro Nelson Leirner, se apresentam como um argumento verbo-visual que corrobora os depoimentos críticos do artista sobre a Arte na atualidade. Nesse caso, a estrutura argumentativa das obras de Leirner será considerada. Por fim, completando os estudos deste simpósio, serão analisados trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação stricto sensu do campo das Ciências Humanas, verificando como a presença de dados visuais de caráter quantitativo (como gráficos, tabelas, quadros, figuras etc.) colabora na elaboração de textos científicos de eficaz alcance persuasivo. Entre as contribuições deste simpósio está a de se poder compreender, de forma mais clara e significativa, a correlação entre a palavra e a imagem na estruturação retórica dos textos.