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Programação do 63º seminário do GEL


63º SEMINáRIO DO GEL - 2015
Título: Algumas vozes sobre a concepção de vozes sociais do Círculo de Bakhtin
Resumo Este simpósio pretende dar voz a algumas vozes sobre o conceito “vozes sociais” de Bakhtin, a fim de refletir tanto teórica quanto analiticamente acerca dessa concepção, tão utilizada e tão pouco explicitada teoricamente. As cinco comunicações que se reúnem neste simpósio versam ou sobre o conceito em si, não para tipifica-lo, mas sim para compreendê-lo; ou utilizam-no de maneira analítica em corpora distintos específicos. A primeira apresentação versa sobre uma leitura (a de Bubnova) acerca da concepção de vozes sociais, vinculada ao universo musical, utilizada, numa outra episteme (a da filosofia da linguagem), de maneira metafórica. Para ilustrar a dinamicidade da noção teórica, pretende-se pensar sobre ela em três enunciados que se relacionam interdiscursiva/intertextualmente (um poema de Drummond, um desenho de Portinari e o romance de Cervantes), a fim de trazer as reflexões acerca dessa noção para a contemporaneidade, por meio de enunciados verbivocovisuais. A segunda comunicação se volta teoricamente a uma discussão acerca da noção de vozes sociais a partir da obra bakhtiniana e das leituras de Faraco e de Bubnova sobre essa concepção, com o intuito de refletir acerca da produtividade da mesma, bem como de como ela tem sido tomada nas pesquisas. A terceira apresentação se volta à relação conceitual entre vozes sociais, arquitetônica e comunicação, tendo como foco os estudos do Círculo e uma leitura de Jakobson. A quarta apresentação se volta à concepção de vozes sociais tendo como foco a sua operacionalidade. Para isso, volta-se a enunciados oficiais relacionados ao movimento Caldeirão, a fim de demonstrar como o embate de vozes ocorre de maneira tensa, mesmo em veículos de comunicação oficiais (como o jornal, por exemplo) e como os valores se explicitam na luta entre os grupos, por meio das designações. A quinta e última comunicação se propõe a pensar como as vozes sociais são explicitadas em enunciados cancioneiros, de maneira responsiva, a fim de refletir sobre o embate entre gêneros (feminino e masculino) travado neles. Com essa configuração teórico-analítica, este simpósio pretende contribuir com os estudos dialógicos, dada a maneira criteriosa e reflexiva que propõe o estudo da temática abordada.